O que você precisa saber

O ano de 2022 foi desafiador para as marcas de cuidados capilares. Em um cenário de preços e juros altos e reduzido poder de compra, os brasileiros tiveram de buscar por maneiras de economizar sem deixar de consumir produtos de cuidados capilares. E nesse contexto, as marcas nacionais encontram o momento oportuno para provarem seu valor e conquistar os consumidores brasileiros, por meio de fórmulas que comuniquem seu custo-benefício de forma clara.

O setor profissional continuou a ser impactado, com uma parcela significativa dos consumidores reduzindo ou evitando a realização de tratamentos em salões, e optando pela compra de produtos que ofereçam resultados profissionais imediatos e duradouros. Outro movimento importante observado é o da adoção de rotinas mais simples, com menos passos e menos produtos, como forma de economizar dinheiro e tempo.

E a categoria de tratamentos para o couro cabeludo, apesar de apresentar baixo consumo, demonstra potencial para ser explorada, em especial no que se refere a benefícios como antiqueda e anticaspa, dois dos atributos mais buscados pelos brasileiros ao comprarem esses produtos.

A valorização de credenciais éticas e sustentáveis, em especial no que se refere ao uso de ingredientes seguros e naturais, demonstra a preocupação dos brasileiros com os possíveis efeitos adversos dos produtos capilares para sua saúde.

E em relação aos comportamentos de compra observados pelos brasileiros, a pesquisa mostrou que o varejo físico segue como o mais importante para a compra de produtos capilares. Mesmo assim, as marcas deverão continuar a investir em tecnologias que ofereçam experiências diferenciadas aos consumidores.

Principais pontos deste Relatório

  • Texturas de cabelo e tipos de couro cabeludo, e como influenciam nos hábitos de compra e rotinas de cuidados capilares

  • Uso de produtos de cuidados capilares

  • Impactos da inflação nas rotinas de cuidados capilares

  • Claims importantes para os cuidados do couro cabeludo

  • Ética e sustentabilidade

  • Jornada de compra de produtos capilares

  • Atitudes em relação aos cuidados capilares

Definição

Este Relatório tem como objetivo analisar os hábitos, atitudes e comportamentos dos brasileiros em relação à categoria de cuidados capilares e abrange a análise sobre os tipos e texturas de cabelos, considerando a nomenclatura: 1 (liso); 2A (ondulado aberto); 2B/2C (ondulado); 3A (cacheado); 3B/3C (muito cacheado); 4A (crespo); 4B (muito crespo); e 4C (crespo zigue-zague). Além disso, o estudo também analisa como os tipos de couro cabeludo podem influenciar as rotinas desses consumidores, incluindo o uso de tratamentos específicos para a região.

Este Relatório inclui a análise sobre as seguintes categorias de produtos:

  • Xampus e condicionadores, incluindo os formatos sólidos

  • Tratamentos capilares, incluindo condicionador leave-in, máscara e óleo capilar

  • Tratamentos para couro cabeludo, incluindo tônicos e séruns

  • Produtos de coloração para uso em casa

  • Produtos para finalização e modelação dos fios

Voltar ao topo